Novidades

O que a mudança de estação influencia no plantio?

22 de setembro de 2021

Hoje, 22 de setembro, inicia mais uma primavera. A prática agrícola é profundamente impactada pelas variações climáticas. Os efeitos da temperatura, calor, umidade e a exposição à luz natural interferem no desenvolvimento da plantação. Esses fatores variam em cada região do país e também podem variar conforme as características próprias das estações do ano, interferindo no desenvolvimento da planta.

Conhecer a melhor época do plantio faz com que o agricultor obtenha melhores safras, propiciando maior produção de alimentos e menos desperdício nas lavouras. Leia também sobre a importância do inverno na agricultura, clique aqui.

O que a primavera influencia no plantio?

A estação mais florida do ano possui um clima mais equilibrado, e isso é ótimo para o cultivo no campo. No inverno, o tempo tende a ser mais seco, mas a primavera traz um aumento na umidade do ar.

Além disso, por ter bastante luminosidade, a primavera é considerada a melhor época para o plantio. Dessa forma, os brotos conseguem resistir melhor à incidência solar, que não é tão forte quanto no verão. Em geral, os dias e as noites têm a mesma duração e a planta é exposta pelo tempo necessário para seu desenvolvimento.

Como o Brasil possui uma enorme variedade climática, solo e latitudes, nem sempre a mesma planta vai se adaptar a um local na mesma época que outro. Portanto, na primavera, por exemplo, algumas plantas típicas da época vão se desenvolver melhor em algumas regiões. No Sul, por exemplo, o clima de primavera é ideal para o plantio de: abóbora; cenoura; melancia; berinjela; mostarda; tomate e pimentão.

Leia mais: clique aqui.

Copyright - Todos os direitos reservados Desenvolvido Agência 3graus