Novidades

A importância do inverno na agricultura

11 de agosto de 2021

Com a chegada do frio, uma lavoura mal planejada pode sofrer prejuízos severos. Assim como o outono, o inverno é um período crítico para a agricultura, pois as baixas temperaturas afetam o metabolismo das plantas. Mas a estação também pode trazer diversos benefícios ao produtor!

Culturas de inverno

Também conhecidas como entressafra, as culturas de inverno são gramíneas, oleaginosas ou leguminosas que são melhor cultivadas em temperaturas baixas. Além do potencial econômico, essas plantas possuem diversas vantagens, como a recuperação mais rápida da queima superficial, maior mineralização do nitrogênio no solo, redução de pragas e doenças, entre outras.

O Brasil cultiva diversas espécies no frio, como milho, feijão, girassol, cambre, sorgo e canola. Na região Sul, por exemplo, a média de temperaturas beneficia o cultivo de trigo, aveia ou centeio durante a estação.

Temperatura certa no tempo certo

Caso as temperaturas subam ou caiam fora do padrão da época, as plantas entram em um período de dormência. Esse fenômeno, quando ocorre de forma precoce, produz flores e folhas antes das espécies estarem prontas para a reprodução, prejudicando fortemente a produtividade do campo.

A progressão do aquecimento global é um dos principais responsáveis por esse desequilíbrio. O evento climático causa um aumento gradual das temperaturas médias, gerando, também e consequentemente, o frio ainda mais drástico no inverno.

Neste sentido, o grande benefício da região Sul é ter as quatro estações do ano bem definidas. Produtores do Rio Grande do Sul, contudo, precisam estar atentos ao alto índice pluviométrico do inverno, o que pode prejudicar ou beneficiar o plantio dependendo da cultura.

 

Leia mais: clique aqui

Copyright - Todos os direitos reservados Desenvolvido Agência 3graus