Novidades

Agropecuária impede queda maior na economia em 2020

5 de março de 2021

O bom desempenho da agropecuária em 2020 evitou que o Produto Interno Bruto (PIB) do país tivesse mais queda. Segundo dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), divulgados nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a atividade agrícola teve expansão de 2% no ano passado, na comparação com 2019.

Segundo os especialistas, a atividade agrícola ter expansão de 2% no ano passado é um número bom comparado com o PIB geral do país que teve queda de 4,1%. Além disso, devido ao ano atípico que foi 2020 esse aumento se torna importante.

Com esse resultado, a atividade agropecuária ganhou mais importância no PIB do Brasil, aumentando sua participação de 6,7% em 2019 para 7,1%. Em relação ao agronegócio, a previsão é de que a sua participação aumente de 21,4% em 2019 para 24,5% em 2020.

O que mais ajudou a impulsionar o PIB no setor agropecuário foi a alta na produção de culturas como soja e café, que apresentaram safras recordes. Além disso, a inclusão da agropecuária como atividade essencial no início da pandemia ajudou muito a produção, processamento e venda.

O que esperar em 2021?

As expectativas ainda não estão muito claras já que dependem da evolução da pandemia, das medidas restritivas e da vacinação. Há também uma preocupação com a alta nos preços dos grãos que impacta na produção dos pecuaristas. Apesar disso, não se espera resultados negativos.

Fonte: Canal Rural

Copyright - Todos os direitos reservados Desenvolvido Agência 3graus